quarta-feira, 11 de junho de 2014

Hierarquia de memória

Registrador:  Armazena temporariamente dados intermediários durante um processamento. Os registradores são dispositivos de armazenamento temporário (volátil), localizados no interior do processador (CPU). São um tipo de memória extremamente rápida e bastante cara. Por isso, sua disponibilidade em um computador é muito limitada.
Memória cache:  A memória cache tem função de acelerar a velocidade de transferência das informações entre processador e memória principal. São voláteis, pois precisam de energia para manter o seu conteúdo armazenado.
Memória principal: Aloca dados e instruções de programas a serem manipulados pelo processador, esse tipo de memória dá acesso às memórias secundárias, de forma a disponibilizar dados ao processador. É denominada memória RAM (Random Access Mmemory), u, tipo de memória volátil. A memória RAM é denominada genericamente de DRAM (Dynamic RAM), pelo fato de possuir uma característica chamada refrescamento de memória, que tem finalidade de manter os dados armazenados enquanto o computador estiver ligado.
Memória secundária: também denominada de memória de massa, por possuir capacidade de memória muito superior à das outras memórias. Esse tipo de memória não possui acesso direto pelo processador, sempre havendo a necessidade de carregamento de dados dos dispositivos de memória secundária para a memória principal, para que então sejam enviados ao processador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário